segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Quem foi Alexander von Humboldt?

A via principal do Acariquara do Jacaré é chamada de Av. Humboldt, nome dado em homenagem ao alemão Alexander von Humboldt. Mas quem foi ele e o que sua obra representou para o mundo?

Alexander von Humboldt (1769 – 1859), tela de Friedrich Georg Weitsch, 1806.

Alexander von Humboldt foi um cientista alemão de uma polivalência que poucas vezes se observou na história da ciência, exercendo atividades de geógrafo, filósofo, historiador, explorador e naturalista. Entre 1799 e 1804, Humboldt viajou pela América do Sul, explorando-a e descrevendo-a pela primeira vez de um ponto de vista científico. Quando adentrou na Amazônia Venezuelana, em fevereiro de 1800, deixou a costa com o intuito de explorar o curso do rio Orinoco, em uma viagem que durou 4 meses e cobriu mais de 2750 km de uma terra inabitada, selvagem e inóspita. Como resultado, descobriu a existência de uma comunicação entre as bacias hidrográficas do Orinoco e do rio Negro, o famoso canal de Cassiquiare.

Mapa do Canal de Cassiquiare, que liga o Orinoco ao Negro. Humboldt não foi o primeiro europeu a tomar essa rota, mas o rigor dos seus dados e das descrições que realizaram fez com que não existissem mais dúvidas sobre a existência de uma passagem navegável entre os dois rios.

Foi até então uma das mais notáveis expedições científicas de todos os tempos, com uma massa de dados de um valor científico inestimável. Humboldt percorreu durante sua expedição através das Américas um total de 9.650 km, tanto a pé, como a cavalo e canoas. A expedição atravessou terras da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Cuba e México, mas foi impedido de permanecer no Brasil, pois os portugueses consideraram-no um possível espião alemão após encontrarem-no em terras brasileiras perto da fronteira venezuelana!

Humboldt e Bonpland na Amazônia perto do canal de Cassiquiare com os instrumentos científicos e amostras tropicais. Pintura a óleo por Eduard Ender, 1856.

Durante sua expedição pelas Américas, ele obteve medidas mais precisas de latitudes e longitudes, melhorou mapas e coletou 60.000 plantas, das quais 6.300 até então desconhecidas, desenvolvendo conceitos importantes para a compreensão da distribuição geográfica das plantas.

Nenhum comentário: